Como usar um fecho de pulseira
As peças para acabamento de acessórios são tão importantes quanto os pingentes ou detalhes. Existem diversos modelos e tamanhos de fecho, cada tipo de pulseira precisa de um modelo específico.
Um fecho que dá muito trabalho ao colocar ou tirar atrapalha muito na produção, e acaba se tornando uma peça que fica esquecida no porta joias.
Por isso, esse é um detalhe que deve ser bem pensado na hora de fazer uma jóia. Mas não se desespere, caso tenha comprado ou ganhado uma pulseira em que o fecho é ruim, você pode trocá-lo.
A Caminho da Prata separou tudo que você precisa saber sobre fecho e como usá-lo.
Tipos de fecho
O tamanho dos acessórios e sua funcionalidade deve ser levado em consideração ao escolher o modelo de fecho que será usado.
Fecho com mola
Os fechos com molas são os mais utilizados e possuem uma mola interna que permite que uma trava faça o movimento de vai e volta.
Esse tipo de fecho necessita de uma argolinha para prender uma parte a outra. Existem alguns modelos desse tipo de fecho.
- Fecho argola: é redondinho e utilizado para peças que não carregam muito peso. A parte ruim de usá-lo em pulseiras é que você precisará sempre de alguém para te ajudar a vesti-lo. Então, é mais recomendado para cordões.
- Fecho italiano: ele é mais alongado, porém a abertura é muito pequena. Como o modelo anterior, também não é recomendado para pulseiras por ser difícil de colocar.
- Fecho mosquetão: também conhecido como lagosta, ele tem um formato de gota alongada e facilita muito quando você precisa colocar com uma mão só, como é o caso das pulseiras.
Fecho T
Esse fecho consiste em uma argola grande de um lado e um pino do outro. Não é muito recomendado para usar em braceletes pois esse tipo de fecho requer um espaço para formar o T. Logo, a pulseira sempre ficará folgada.
Fecho gravata
Esse modelo de fecho é perfeito para pulseiras, pois a peça fica bem apertadinha no pulso. Consiste em uma argola com silicone grosso e resistente na parte interna.
Dicas para colocar pulseira com fecho sozinha
Nem sempre temos alguém por perto para nos ajudar a colocar a pulseira e não é por isso que iremos deixar de lado essa peça tão importante para compor o visual.
Por isso, precisamos ter alguns truquezinhos para colocar um fecho de pulseira.
Um truque bem antigo e clássico é utilizar um clipe de papel. Você desliza o clipe na pulseira e segura com os dedos para então passar o fecho pelo clipe.
Outra dica é usar fita adesiva. Cole a ponta da sua pulseira em seu pulso com um pedacinho de fita adesiva. Logo após, é só envolver o seu pulso com o restante da pulseira e prender o fecho.
Agora você já tem dois ótimos truques de como colocar um fecho para pulseira sozinha. Desta forma, você não deixará de usar sua amada pulseira e ficar com o look incompleto só porque não tem ninguém para ajudá-la.
Na Caminho da Prata você encontra lindos modelos de pulseiras para compor seu visual. Visite nossa loja e adquira a sua!